Tratamentos > Tratamentos > Congelamento de Óvulos (Preservação da Fertilidade)

Congelamento de Óvulos (Preservação da Fertilidade)

O Congelamento de óvulos funciona de forma semelhante ao estímulo ovariano para a fertilização in vitro. Através do estímulo, ocorre o crescimento dos folículos ovarianos.
Durante o tratamento, serão realizados ultrassons seriados para acompanhar o crescimento dos folículos, até que será determinado o dia ideal para a coleta de óvulos.

A aspiração folicular (coleta de óvulos) ocorre em ambiente cirúrgico, guiado por ultrassom transvaginal.
A duração do tratamento, contando do primeiro dia de uso de medicação até a data da coleta dos óvulos é em médica de 12 a 14 dias.

Neste tratamento, após a avaliação dos óvulos coletados, e identificados os óvulos maduros, eles serão congelados (criopreservados) e podem ficar armazenados por tempo indeterminado.

A quantidade de óvulos que devem ser congelados pode alterar dependendo da idade e condições de cada paciente, por isso é muito importante discutir com o seu médico antes de iniciar todo este processo.

No futuro, estes óvulos poderão ser descongelados e fertilizados, com o objetivo de obter a gestação.

Esta é uma forma segura e eficaz de preservar a fertilidade.
Algumas indicações para realizar este tratamento são:

– Preservação social da fertilidade (pessoas que desejam postergar a maternidade e não planejam engravidar antes dos 35 anos de idade)
– Preservação Oncológica ( pacientes que possuem um diagnóstico de câncer e precisarão passar por tratamentos como radioterapia ou quimioterapia, podem congelar os óvulos antes do tratamento).
– Pessoas Transgênero (antes de iniciar a terapia hormonal para afirmação de gênero, também é possível realizar o congelamento de óvulos para a preservação da fertilidade)

VOLTAR AOS TRATAMENTOS