O Mioma é um tipo de tumor benigno formado a partir da camada de tecido muscular do útero.
A sua localização pode variar, assim como o tamanho, podendo apresentar- se de forma microscópica ou possuir até mesmo alguns centímetros.
São recorrentes nas mulheres em idade reprodutiva e alguns dos seus sintomas podem ser, abortos de repetição, partos prematuros, hemorragias e infertilidade.
O tratamento deve ser individualizado, levando em consideração a quantidade de miomas, localização e tamanho. Além disso a singularidade do caso clínico,idade, desejo reprodutivo e a presença de sintomas, deve ser levado em consideração.
Os miomas submucosos, são aqueles que se localizam na parte mais interna do útero, e podem gerar mais sintomas (como sangramento aumentado) e também podem interferir na implantação embrionária.
Nestes casos, deve ser discutido com o seu médico a necessidade e possibilidade de realizar a retirada do mioma por via histeroscópica (cirurgia realizada com um aparelho específico guiado por uma câmera; este aparelho passa pelo colo do útero, dando acesso a cavidade uterina e possibilita a retirada cirúrgica do mioma)