A Síndrome dos ovários policísticos é um distúrbio metabólico complexo que acomete diversas mulheres em idade reprodutiva e pode estar associado a quadros de infertilidade.
Os principais sinais e sintomas de Síndrome dos Ovários Policísticos é a irregularidade menstrual , presença de sinais androgênicos (aumento do hormônio masculino detectado tanto por exames laboratoriais ou sinais clínicos como aumento de pêlos) e presença de microcistos nos ovários (podendo levar ao aumento do volume ovariano).
Na Síndrome dos Ovários Policísticos a irregularidade menstrual significa que essa paciente não apresenta ciclos ovulatórios, ou seja, não ocorre a ovulação e isso torna uma das principais formas em que a síndrome afeta a fertilidade. Devemos lembrar que a Síndrome de Ovários Policísticos além da irregularidade menstrual pode estar associada a outros alterações como aumento da resistência insulínica, sobrepeso, diabetes e aumento do risco cardiovascular.
A principal forma de tratar a SOP é através de um acompanhamento nutricional, melhora do estilo de vida, prática de exercícios físicos e perda de peso. Vale ressaltar, que em alguns casos apenas com a mudança do estilo de vida e perda de peso, algumas mulheres voltam a apresentar ciclos ovulatórios, aumentando a chance de gestação natural.